Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5594
Título: Bullying e seus efeitos na aprendizagem: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Alagoa Grande
Autor(es): Chaves, Maria de Fátima Araújo
Palavras-chave: Bullying
Ensino-aprendizagem
Respeito
Data do documento: 14-Out-2014
Resumo: A agressividade e a violência nas escolas brasileiras estão assustando pais, professores e afugentando jovens de seus objetivos. O objeto de estudo aqui proposto é o bullying, violência física e/ou verbal presente no ambiente escolar. Não nos interessa aqui apontar soluções mágicas para o fim do preconceito, mas sobretudo, as influências nocivas que o bullying causa no ensino-aprendizagem daqueles que sofrem esse problema. Este trabalho encontra-se ancorado em autores como Fernandez (1994), Ramos (2008) e Amoretti (1992). A partir de uma pesquisa de cunho qualitativo, por meio de questionários e as análises buscaram entender como os jovens e a própria escola enxergam este problema. A partir das análises verifica-se a necessidade de desenvolver ações preventivas e campanhas de esclarecimentos nas escolas nas quais os valores sociais saudáveis sejam enaltecidos, tais como: solidariedade, respeito, tolerância e amizade.
Descrição: CHAVES, Maria de Fátima. Bullying e seus efeitos na aprendizagem: estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Demonstração de Alagoa Grande. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5594
ISSN: CDD 371.58
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Araújo Chaves.pdfPDF - Maria de Fátima Araújo Chaves1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.