Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5639
Título: Impugnação das decisões interlocutórias no projeto do novo código de processo civil (PL 8046/2010)
Autor(es): Azevedo, Rafael Vieira de
Palavras-chave: Direito constitucional
neoconstitucionalismo
Neoprocessualismo
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O neoconstitucionalismo e a constitucionalização dos direitos são fenômenos crescentes no direito pátrio. O projeto de lei do novo código de processo civil (PL 8046/2010) que tramita na Câmara dos Deputados após aprovação no Senado Federal, é um exemplo dessa nova sistemática, pois, consagra em seu texto, diversos princípios constitucionais. Esse novo modo de entender o processo, chamado neoprocessualismo traz importantes debates sobre a aproximação desse ramo do direito à sociedade civil, a exemplo da expansão da jurisdição constitucional, cumprindo seu fim de efetivação dos direitos materiais. Dentro dessa perspectiva, no que atine a recorribilidade das decisões interlocutórias, o PLNCPC, na justificativa de promover a celeridade processual, discriminou pormenorizadamente todas as matérias que poderão levar a decisão interlocutória ao juízo do órgão superior de imediato. Esse projeto também reduziu o agravo a apenas uma de suas modalidades, a de instrumento, tendo em vista a aparente inutilidade da modalidade retida nesse novo regramento. Contudo, é preciso uma restruturação física dos órgãos da Justiça brasileira e uma atuação assídua dos órgãos de controle administrativo, para o novo modelo funcionar da maneira que está sendo propagada. De outra forma, não será possível se extrair ao máximo o potencial do novo código de processo civil.
Descrição: AZEVEDO, Rafael Vieira de. Impugnação das decisões interlocutórias no projeto do novo código de processo civil (PL 8046/2010). 2012. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5639
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Vieira de Azevedo.pdfRafael Vieira de Azevedo920.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.