Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5668
Título: O papel do professor no processo de aquisição da leitura no 5º ano de ensino fundamental
Autor(es): Barreto, Maria do Socorro Guedes
Palavras-chave: Leitura
Formação do leitor
Ensino-aprendizagem
Professor
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O papel do professor não é mais o de ensinar, mas o de oferecer estímulos e desa-fios à criança, para que ela faça suas próprias descobertas. Este trabalho monográ-fico trata do papel do professor no processo de aquisição leitura no Ensino Funda-mental. Uma pesquisa de campo foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. João Navarro Filho, no bairro Valentina Figueiredo I, em João Pes-soa e teve o objetivo de investigar a importância do docente na aquisição e aprimo-ramento da leitura em uma turma do 5º ano. No que diz respeito à compreensão dos pressupostos teóricos metodológicos que fundamentam os diferentes modelos ou paradigmas do papel do professor no processo de leitura, utilizamos as contribui-ções de autores como Massini-Cagliari e Cagliari (1999), Campos (2012), Castro Gomes (2009), Soares (2003), Ferreiro e Teberosky (1999), dentre outros. O que se observa é que o papel do professor no processo de leitura vem sendo cada vez mais motivo de discussões na área de educação nos últimos tempos. Para que pudésse-mos chegar mais próximo do que realmente acontece no ambiente escolar, aplica-mos um questionário com professores do Ensino Fundamental abordando a forma como ele está assumindo o seu papel de mediador entre o conhecimento e o aluno através do enfrentamento das dificuldades de leitura apresentadas pelo aluno. Após a obtenção dos resultados realizamos uma discussão sobre os mesmos, para que pudéssemos a realidade em nosso campo de pesquisa. Concluímos que o ambiente escolar deve ser rico em estímulos, pois ele é que irá propiciar à criança oportunida-des para seu desempenho como leitor possa ser estimulado, de modo que ele con-siga observar, comparar, pensar, verbalizar e elaborar as suas próprias conclusões acerca daquilo que está lendo.
Descrição: BARRETO, Maria do Socorro Guedes. O papel do professor no processo de aquisição da leitura no 5º ano de ensino fundamental. 2014. 44f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5668
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Guedes Barreto.pdfMaria do Socorro Guedes Barreto1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.