Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5670
Título: Os conselhos escolares e a democratização da escola: a educação básica em Aguiar-PB
Autor(es): Barbosa, Maria Tereza de Jesus
Palavras-chave: Educação
Gestão democrática
Participação escolar
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: O termo gestão significa administrar, governar, dirigir. De alguns anos para cá tem crescido no Brasil um movimento pela busca da qualidade. No âmbito da educação, esta busca está relacionada, entre outros à gestão democrática do ensino público. A Gestão Democrática pode ser definida como uma forma de gestão que privilegia a participação e democracia com todos os sujeitos envolvidos. No caso da educação, seriam pais, professores, funcionários, diretores e diversos segmentos da comunidade, denominado de Conselhos Escolares. Nossos objetivos serão mostrar que papel o conselho exerce para a melhoria pedagógica e a integração da escola e da comunidade; Apresentar a historicidade da gestão democrática; Desenvolver uma abordagem acerca dos conselhos escolares; Identificar os conselhos escolares na democratização da escola: E.E.E.M. Agenor Mendes Pedrosa. A metodologia empregada foi um estudo bibliográfico com o propósito de constituir um referencial teórico sobre o tema, onde utilizamos os autores : Brasil (2004), Ferreira (1995), Fonseca (1997), Melo (2000), Paro (2005), entre outros; Realização de uma análise escrita atentando para a importância do tema enfatizado de forma teórica; Organização do estudo em texto escrito, para atender a seleção das informações que deverão conter no trabalho.Fizemos, também a aplicação de um questionário aos professores, para coleta de dados, e para melhor compreensão dos dados, foram distribuídos em gráfico e tabela. A gestão democrática eficiente dos recursos públicos destinados à educação pode, além de promover maior qualidade no ensino, também promover o pleno exercício da cidadania a todos os envolvidos neste processo. No entanto, para se efetivar de maneira satisfatória, uma gestão financeira democrática da educação implica, antes de tudo, em uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar.
Descrição: BARBOZA, Maria Tereza de Jesus. Os conselhos escolares e a democratização da escola: a educação básica em Aguiar-PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5670
ISSN: CDD 370
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Tereza de Jesus Barbosa.pdfPDF - Maria Tereza de Jesus Barbosa1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.