Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5672
Título: El uso de las narrativas en clases de ELE
Autor(es): Nascimento, Priscylla Clara Lopes do
Palavras-chave: Ensino de Língua Espanhola
Literatura Espanhola
Narrativas
Ensino de Língua Estrangeiras
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Neste trabalho, propomos uma análise sobre o papel da literatura e o que ela pode desempenhar no ensino de uma língua estrangeira, já que defendemos que a literatura possui uma conexão natural entre a manifestação cultural e artística da língua e da língua meta em si. O objetivo principal do nosso trabalho é mostrar como a literatura pode estar presente nas aulas de língua estrangeiraa partir de uma dupla perspectiva: não somente como uma ferramenta para a compreensão linguística, mas também como uma oportunidade para a ampliação do costume de leitura no universo da competência literária do aluno. Nosso trabalho está organizado em dois momentos: no primeiro, trabalharemos a teoria que mostra e defende as concepções da ―educação literária e competência literária‖ Ambassa (2006), discutiremos uma espécie de polêmica que existe sobre o uso de materiais literários e explicaremos também algumas vantagens do uso do material literário em uma aula de língua estrangeiraMendonza (2002) , depois, o segundo momento desta investigação, apresentaremos as narrativas em uma perspectiva prática a partir de algumas propostas didáticas como o uso da literatura em aulas de língua estrangeira. Com este estudo, defendemos que o uso da literatura em aulas de ELE é muito mais que um elemento linguístico e que ela pode abordar e chegar a outras questões relacionadas como, costume de leitura e de ampliação do conhecimento sobre o idioma e da cultura da língua estrangeira em questão. Desta forma, pretendemos demonstrar que o literário pode se converter em algo de interesse e motivação para aprender muito mais do que somente regras de um idioma, e o aluno tenha a partir do uso da literatura informações culturais e pragmáticas das comunidades linguísticas que compõem o idioma.
Descrição: Nascimento, P. C. L. do. El uso de las narrativas en clases de ELE. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5672
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscylla Clara Lopes do Nascimento.pdfPriscylla Clara Lopes do Nascimento9.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.