Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5683
Título: Formação de professor de língua inglesa: uma experiência de aplicação de sequência didática no curso de extensão
Autor(es): Farias, Larissa Bruna Batista de
Palavras-chave: Formação Docente
Sequencia Didática
Língua Inglesa
Curso de Extensão
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: É no período de formação docente que temos a oportunidade de conhecer e trabalhar com diversas teorias e procurar colocá-las em prática, já que a junção de ambas é significativa para a formação do futuro professor (PIMENTA E LIMA, 2004). Com base nisso, analisamos a experiência vivenciada no curso de Extensão em Língua Inglesa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) frente à tentativa de tal junção de elementos teóricos e prática em sala de aula propositando investigar a relevância do uso de uma sequência didática (SD) na formação docente. Para isso, nossa base teórica teve como principal contribuição epistemológica Pimenta e Lima (2004) com discussões relacionadas a estágio supervisionado; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e LopesRossi (2011) discutindo acerca do projeto pedagógico SD e Marcuschi (2002, 2008) com questões relacionadas à gêneros textuais. Além disso, também trazemos Ferreira et. al.(2007)sobre formação docente; Krashen (1993) com a relevância da leitura; PCN (1998) com suas prescrições relacionadas ao trabalho docente; entre outros. Dessa maneira, fizemos uma pesquisa-ação de cunho qualitativo-interpretativista, realizada com alunos do curso de extensão, buscando refletir sobre o processo ensinoaprendizagem nele desenvolvido. Percebemos então que, o uso de uma SD em sala de aula nos leva a confirmação do quão é relevante a junção do saber e da ação, uma vez que sua aplicação estimula o futuro docente a continuar analisando sua própria prática em sala de aula, procurando desenvolver diferentes projetos pedagógicos a fim de levar um ensino de Língua Inglesa (LI) adequado e qualificado para seus alunos.
Descrição: Farias, L. B. B. de. Formação de professor de língua inglesa: uma experiência de aplicação de sequência didática no curso de extensão. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5683
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Bruna Batista de Farias.pdfLarissa Bruna Batista de Farias17.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.