Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5688
Título: | Escrita e argumentação em sala de aula: norteando discussões |
Autor(es): | Santos, Fernanda Avelino dos |
Palavras-chave: | Produção Textual Leitura Escrita Dissertação Argumentativa Linguística |
Data do documento: | 16-Out-2014 |
Resumo: | Muito se discute acerca das concepções que tem norteado o ensino de produção de textos na escola, uma vez constatado o baixo desempenho dos alunos no que diz respeito ao domínio da língua no âmbito das práticas sociais de escrita. Ancorado nos estudos de Koch (2008), Antunes (2003), Xavier (2014) entre outros, o presente artigo tem como objetivo geral, analisar os recursos argumentativos utilizados em dissertações argumentativas produzidas por alunos do 2º ano médio. Como objetivos específicos, pretendemos identificar se os alunos conseguiram interpretar a proposta de produção de forma adequada e observar se seus textos obedecem à estrutura dissertativa argumentativa. Para este desígnio realizamos uma pesquisa descritiva. O resultado mostrou que é necessário repensar algumas práticas que têm norteado as práticas leitoras e as condições de produção e recepção dos textos em sala de aula, visando desenvolver a competência linguística e argumentativa do aluno do Ensino Médio, para que ele tenha a autonomia necessária para atuar em sociedade, pois dominar a escrita e saber argumentar é uma forma de participar efetivamente da vida cidadã. |
Descrição: | Santos, F. A. dos. Escrita e argumentação em sala de aula: norteando discussões. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5688 |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Avelino dos Santos.pdf | Fernanda Avelino dos Santos | 13.26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.