Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Estefânnia Laryssa Lopes de-
dc.date.accessioned2014-10-16T16:38:57Z-
dc.date.available2014-10-16T16:38:57Z-
dc.date.issued2014-10-16-
dc.identifier.otherCDD 370.115-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5692-
dc.descriptionMatos, E. L. L. de. Dificuldades e possibilidades diante da prática pedagógica em língua inglesa: estudo de caso com um aluno autista. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractDesde o final do século XIX, se fala sobre inclusão educacional no Brasil (MENDES, 2010), Atualmente existem vários planos de ações do governo que apontam para a necessidade de „educação para todos‟. No entanto, durante nossa experiência de ensino de língua inglesa que envolveu Portadores de Necessidades Especiais (PNE), percebemos certa lacuna no trabalho com essa realidade durante a formação docente. A fim de responder alguns questionamentos que nos inquietaram acerca da educação inclusiva, o presente estudo tem os seguintes objetivos: i) Investigar as principais dificuldades de um aluno portador de autismo, de uma escola regular da rede privada de ensino, situada em Campina Grande-PB; e ii) apresentar propostas de atividades que levem em consideração a educação inclusiva para esse aluno, bem como as implicações do uso dessas atividades no contexto mencionado. Como suporte teórico, utilizamos contribuições de Stainback e Stainback (1999), Mazzota (2005), Rodrigues e Spencer (2010), que tratam sobre a educação inclusiva. Quanto à metodologia, a presente pesquisa caracteriza-se por cunho qualitativo, além de ser uma pesquisa-ação, por analisar uma situação específica, de maneira elucidativa, bem como por apresentar contribuições para a realidade de ensino em foco. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas gravações em áudio de 4 aulas, bem como uma entrevista com a mãe do aluno participante. Os resultados apontam que embora a realidade que envolve aluno autista seja desafiadora e complexa, é possível desenvolver atividades pedagógica significativas, com vistas a desenvolver a autonomia dos alunos, bem como a interação social - dificuldades apresentadas pelo aluno participante da pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kaline Brasil Pereira Nascimentopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectPessoas Portadoras de Necessidades Especiais - Autismopt_BR
dc.titleDificuldades e possibilidades diante da prática pedagógica em língua inglesa: estudo de caso com um aluno autistapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Estefânnia Laryssa Lopes de Matos.pdfEstefânnia Laryssa Lopes de Matos16.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.