Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5708
Título: A psicomotricidade na educação infantil e a importância da intervenção do professor
Autor(es): Santos, Fabiane Soares dos
Palavras-chave: Psicomotricidade
Desenvolvimento Infantil
Educação Infantil
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: A temática aqui discutida a Psicomotricidade na Educação Infantil e a importância da intervenção do professor, surgiu com a necessidade de identificar o que sabem os professores da educação infantil sobre a psicomotricidade e o que eles entendem sobre a importância da sua intervenção junto a esse processo. Assim o objetivo do presente estudo é analisar de que maneira os professores entendem e trabalham dentro de suas práticas cotidianas a psicomotricidade com seus alunos. A pesquisa se deu na Creche Municipal Irmã Santana, localizada no Município de Pocinhos-PB, sendo ela a única do município. Primeiramente a pesquisa se deu através da observação do local pesquisado no intuito de ter um contato primário com o objeto de estudo. Após essa primeira etapa foi elaborado um questionário para ser aplicado com os professores da instituição, contendo perguntas a cerca da prática dos professores com relação a psicomotricidade e sua intervenção junto a ela dentro de suas práticas em sala de aula. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa onde buscamos analisá-la levando em consideração as especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa foi realizada na pré-escola e participaram da mesma 8 professores, com ela percebemos que a maioria destes não sabem o verdadeiro sentido que se tem em trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil, nem tampouco o valor de sua intervenção dentro do processo de desenvolvimento das crianças. Também um outro aspecto que consideramos importante dentro da pesquisa é o fato de que apenas dois professores da Creche são licenciados em Pedagogia, tendo os seis restantes apenas concluído o ensino médio. Dessa forma foi feita uma reflexão a cerca destes professores e de como eles entendem e introduzem em suas práticas a psicomotricidade junto ao seu papel de facilitador do processo de ensino-aprendizagem das crianças que frequentam a creche, como também analisar que tipo de concepção teórica e pratica apresentam esses profissionais e que qualidade eles demonstram ter dentro do ato docente junto a psicomotricidade e suas múltiplas formas de aprendizagem.
Descrição: Santos, F. S. dos. A psicomotricidade na educação infantil e a importância da intervenção do professor. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiane Soares dos Santos.pdfFabiane Soares dos Santos4.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.