Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5711
Título: O desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PB
Autor(es): Santos, Ionath Iamara Silva
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Recursos Multifuncionais
Atendimento Educacional Espacializado
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Este trabalho se propõe a apresentar algumas considerações acerca das Salas de Recursos Multifuncionais implantadas nas escolas públicas que a partir do Atendimento Educacional Especializado às crianças com deficiência, objetivam viabilizar a proposta de Educação Inclusiva. Para tanto, tomamos como recorte a Sala de Recursos Multifuncionais instalada em uma escola da rede Municipal de Ensino de Campina Grande-PB. A pesquisa objetivou verificar como essa escola do sistema regular de ensino estava trabalhando a proposta de Educação Inclusiva a partir do uso das Salas de Recursos Multifuncionais. Metodologicamente a pesquisa pode ser definida, quanto aos objetivos, como um estudo de natureza exploratória e quanto aos procedimentos pode ser classificada como do tipo Estudo de Caso, já que buscou conhecer uma dada realidade com maior profundidade. Fundamentamos o estudo com documental e bibliográfico. A pesquisa documental nos levou a leitura de alguns documentos que orientam a proposta de Inclusão Educacional como: Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), dentre outros. Em relação ao aporte bibliográficos destacamos: Carvalho (2008), Mantoan (2008), Mittler (2003), Stainback (1999). A partir dos dados coletados constatamos que o processo de Inclusão não é uma tarefa fácil, os desafios e limites impostos aos deficientes são muitos, começando pelos entraves existentes na própria legislação e que se estendem ao âmbito educacional. Vimos também que, independente dos obstáculos podemos sim proporcionar as pessoas com deficiência uma aprendizagem rica e significativa, desde que o compromisso seja de todos os envolvidos neste processo, pois, incluir torna-se ainda mais difícil quando o obstáculo maior parte de nós, do nosso preconceito.
Descrição: Santos, I. I. S. O desafio da inclusão educacional: os (des) usos das salas de recursos na rede municipal de ensino em Campina Grande - PB. 2014. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5711
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ionath Iamara Silva Santos.pdfIonath Iamara Silva Santos41.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.