Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5725
Título: Docente: estimulador e reorientador de saberes e aprenderes
Autor(es): Oliveira, Norma Sueli
Palavras-chave: Professor
Competência
Habilidade
Data do documento: 16-Out-2014
Resumo: Neste trabalho procuro definir, de acordo com a visão de alguns estudiosos da área educacional, qual é realmente o perfil do professor nestes tempos atuais em que a educação brasileira está inserida no contexto do sistema globalizado, capitalista e se encontra em crise merecendo grandes reflexões no que diz respeito às metodologias aplicadas em prol do desenvolvimento acadêmico de seus educandos que são e serão os responsáveis pelo engrandecimento e desenvolvimento da sociedade. Enquanto, seres humanos, vivemos parece que, atordoados pelo barulho, pela superficialidade e pela rapidez com que as coisas surgem e acontecem ao nosso redor. E o professor encontra-se inserido nesta sociedade que parece priorizar o que é periférico, o que é superficial, pouco profundo deixando transparecer e parecer que tudo é descartável e sem valor. O professor como: educador, mediador de saberes e aprenderes, estimulador de descobertas parece, ainda buscar o rumo certo em seu pleno desenvolvimento profissional. Parece encontrar-se perdido com relação a conseguir fazer acontecer uma educação de valores que possa transformar a realidade pessoal do educador e do educando. Podemos dizer que o ser humano adulto é aquele que aprendeu a viver e conviver com autonomia; é aquele que aprendeu a decidir com base em si mesmo e nos seus ideais mediante as verdades, os valores e as realidades que os deixam apaixonados pelo simples fato de existir. Torna-se, então, pertinente refletir o perfil ideal do professor no atendimento as exigências deste século XXI. Percebemos que os educadores do passado ensinavam receitas que deram certo e os caminhos que já se caminhavam. A geração atual busca ultrapassar os caminhos reais e imaginários, buscam estar à frente tecnologicamente e obter o maior número de informações possíveis. Então, cabe aos educadores atuais permitirem o encontro e o casamento das gerações antecessoras, presentes e futura; Estarem preparados para o novo e para ampliar suas possibilidades e habilidades na sua prática educacional.
Descrição: OLIVEIRA, Norma Sueli. Docente: estimulador e reorientador de saberes e aprenderes. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5725
ISSN: CDD 371.1
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Norma Sueli de Oliveira.pdfPDF - Norma Sueli de Oliveira850.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.