Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5750
Título: A inconstitucionalidade da prova ”ex officio" no processo penal brasileiro: a imparcialidade do juiz
Autor(es): Silva, Gilmaro Geraldino da
Palavras-chave: Direito Processual Penal
Constituição Federal
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: A escolha do presente tema foi determinada em razão da modificação do artigo 156 do Código de Processo Penal feita pela Lei 11.690/2008 que permitiu ao magistrado, na fase administrativa do inquérito e no curso da instrução processual, requerer prova de ofício, sem a devida provocação das partes. Para tanto, analisam-se os principais sistemas processuais penais, (acusatório, inquisitório e misto), trazendo as suas razões históricas e características principais, fazendo, ainda, estudo detalhado do sistema acusatório que implicitamente foi adotado pela Constituição Federal de 1988. Em um segundo momento, estuda-se, brevemente, os principais aspectos das provas no processo penal brasileiro, com referência aos seus princípios, sistemas de avaliação e espécies probatórias, dando ênfase à conceituação da prova ex officio. Desenvolvendo, de uma maneira mais profunda, antes de abordar a inconstitucionalidade da prova ex officio judicis, faz-se breves considerações sobre o controle de constitucionalidade dos atos normativos, seqüenciado da apresentação da previsão legal no CPP da possibilidade de o juiz determinar a produção de provas de ofício, seguido dos argumentos a favor da referida previsão. Por fim, desenvolve-se a crítica à iniciativa probatória do juiz no processo penal, trazendo os argumentos contrários a tal procedimento, como: a incompatibilidade desta previsão legal com o sistema processual penal adotado pelo atual ordenamento jurídico e com as regras e princípios previstos na Carta Magna, terminando-se, então, com a constatação da parcialidade do juiz na instrução probatória que exerce de ofício e a conseqüente inconstitucionalidade do dispositivo em estudo.
Descrição: SILVA, Gilmaro Geraldino da. A inconstitucionalidade da prova ”ex officio" no processo penal brasileiro: a imparcialidade do juiz. 2010. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5750
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilmaro Geraldino da Silva.pdfGilmaro Geraldino da Silva493.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.