Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5755
Título: O Direito das Sucessões nos Procedimentos de Inseminação Artificial Homóloga Post Mortem
Autor(es): Veloso, Flávia Maria Ribeiro
Palavras-chave: Direito Sucessório
Capacidade sucessória
Inseminação Póstuma
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O avanço científico em contraposição a estabilidade do Direito gera inúmeros debates acerca das mudanças sociais que deverão ser inseridas no ordenamento jurídico. Através da globalização e da modernidade, as novas tecnologias obrigam o operador do Direito a desencadear elementos normativos para que não permaneçam estáticos diante deste desenvolvimento mundial. Os novos procedimentos de fertilização são exemplos da falta de acompanhamento da norma para com o avanço da biotecnologia. A lacuna deixada pelo legislativo, impulsiona doutrinadores a uma análise mais especifica sobre a diversidade de características que englobam polêmicas acerca de temas como os efeitos do Direito Sucessório para filhos concebidos mediante Inseminação Artificial Homóloga Post Mortem. Nessa medida, foi desenvolvida uma pesquisa teórico-exploratória, caracterizando-se por meio da pesquisa bibliográfica. Analisou-se, dessa forma, o direito sucessório e a reprodução assistida, tema amplo e atual. Ademais, constatou-se que a fecundação artificial post mortem por não ser proibida no Direito Brasileiro é temática apta as mais diversas interpretações. O cerne da questão é precisamente o de definir qual a qualificação jurídica do nascido, mediante procriação artificial ocorrida após a morte do de cujus. Matéria que une perspectivas tecnológicas, éticas, filosóficas, dentre outros assuntos que norteiam a aplicação dos efeitos jurídicos.
Descrição: VELOSO, Flávia Maria Ribeiro. O Direito das Sucessões nos Procedimentos de Inseminação Artificial Homóloga Post Mortem. 2010. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5755
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Maria Ribeiro Veloso.pdfFlávia Maria Ribeiro Veloso658.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.