Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5779
Título: Reforma eleitoral: estudo sobre o voto distrital no Brasil
Autor(es): Moreira, Vamberto dos Santos
Palavras-chave: Direito Eleitoral
Voto Proporcional
Reforma Eleitoral
Voto Distrital
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O presente artigo tem por objetivo estudar o voto distrital no Brasil, levando em consideração o direito comparado, notadamente a experiência dos Estados Unidos e da França, bem como a própria experiência do nosso país, que durante muito tempo adotou esse sistema para a eleição parlamentar. Mais especificamente, no período compreendido entre 1855 e 1932, tanto os Deputados Provincianos (atualmente, Deputados Estaduais) quanto os Deputados da Assembleia Geral (atualmente, Deputados Federais) foram escolhidos pelo sistema de voto distrital, no qual o agente político se vincula a uma base territorial (distrito) que representa apenas uma fração do ente federado (Município ou Estado) que o candidato pretende representar no parlamento (municipal, estadual ou federal). Nos dias atuais, o sistema de representação proporcional utilizado para as eleições dos Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores não tem atendido às expectativas dos eleitores brasileiros, principalmente em virtude do abismo existente entre representados e representantes. Portanto, surgem algumas propostas de reforma eleitoral, dentre as quais se destaca a possibilidade de reimplantação do sistema de voto distrital em substituição sistema proporcional, atualmente em vigor em nosso país.
Descrição: MOREIRA, Vamberto dos Santos. Reforma eleitoral: estudo sobre o voto distrital no Brasil. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5779
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vamberto dos Santos Moreira.pdfVamberto dos Santos Moreira488.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.