Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5797
Título: Penhorabilidade do bem de família da Lei 8.009/90 em face do abuso do direito
Autor(es): Pereira, Marcílio Henrique Ferreira da Silva
Palavras-chave: Direito civil
Impenhorabilidade
Bem de família
Data do documento: 20-Out-2014
Resumo: O bem de família, surgido no Estado do Texas sob a alcunha de homestead, chegou ao Direito brasileiro no Código Civil de 1916, sob o desígnio de proteger parte do patrimônio do devedor contra expropriação judicial. Em 1990, entrou em vigor a Lei nº 8.009, que instituiu o bem de família legal, que prescinde da declaração de vontade do instituidor do bem para que surta os seus efeitos legais. A problemática apresentada no presente Trabalho de Conclusão de Curso ganha ensejo porquanto a Lei 8.009/90, ao conferir o atributo da impenhorabilidade aos bens imóveis, não distingue a mansão do imóvel mais humilde, perfeitamente capaz de fornecer ao devedor uma moradia digna. Diante da impenhorabilidade absoluta do bem de família, evidencia-se uma grande disparidade entre o texto legal e as situações que este possa alcançar, onde um devedor, alheio ao seu estado de insolvência, pode manter um imóvel suntuoso em detrimento do direito fundamental do credor à efetiva tutela jurisdicional. Não obstante, a própria Lei 8.009/90 excluiu da impenhorabilidade as obras de arte e os adornos suntuosos que guarnecem a casa, por não serem imprescindíveis ao direito fundamental à moradia do devedor. De forma que, ao manter um bem imóvel de grande monta, estaria o devedor a praticar abuso da prerrogativa da impenhorabilidade do bem de família, tendo em vista que o bem imóvel de alto valor não estaria em consonância com os fins para os quais o bem de família foi concebido.
Descrição: PEREIRA, Marcílio Henrique Ferreira da Silva. Penhorabilidade do bem de família da Lei 8.009/90 em face do abuso do direito. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5797
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcílio Henrique Ferreira da Silva Pereira.pdfMarcílio Henrique Ferreira da Silva Pereira626.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.