Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5904
Título: O lugar internacional dos municípios na garantia dos direito naturais da pessoa humana
Autor(es): Sousa, Taiguara Fernandes de
Palavras-chave: Direito internacional
Direito municipal
Paradiplomacia
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: O presente trabalho busca investigar o papel dos Municípios na tutela internacional dos direitos naturais da pessoa humana, tendo como objetivo responder aos questionamentos sobre o lugar que tem o Município no Pacto Federativo brasileiro de 1988 e no âmbito internacional, bem como qual a sua capacidade e obrigações na tutela dos direitos humanos. Observando as tendências do Direito Constitucional e do Direito Internacional Público contemporâneos, tenciona-se investigar: (1) se os Municípios são verdadeiros entes federativos; (2) se os Municípios detém personalidade jurídica internacional; (3) quais as obrigações do Município no que se refere aos direitos fundamentais no Direito Interno; (4) se há obrigações do Município no plano internacional no que se refere aos direitos naturais da pessoa humana; (5) em havendo, quais os meios de implementação, de tutela e de resguardo dos direitos naturais da pessoa humana à disposição do Município no plano internacional. O trabalho foi conduzido com ampla pesquisa nas fontes constitucionais, jurisprudenciais e de direito internacional contemporâneo, além de investigação do entendimento da melhor doutrina na área.
Descrição: SOUSA, Taiguara Fernandes de. O lugar internacional dos municípios na garantia dos direito naturais da pessoa humana. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5904
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taiguara Fernandes de Sousa.pdfTaiguara Fernandes de Sousa403.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.