Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5908
Título: Contribuição sindical dos servidores públicos estatutários: possibilidade de cobrança ante a instrução normativa nº 01/08 do Ministério do Trabalho e Emprego
Autor(es): Gonçalves, Elza Holanda
Palavras-chave: Sindicalismo
Contribuição Sindical
Servidores Públicos
Data do documento: 30-Out-2014
Resumo: O presente trabalho apresenta um breve estudo a respeito da possibilidade de cobrança da contribuição sindical para a classe dos servidores públicos estatutários no âmbito da Administração Direta e Indireta da União, dos Estados e dos Municípios, em virtude da edição da instrução normativa nº 01/08 do Ministério do Trabalho e Emprego. Buscou-se, na elaboração desta monografia, traçar os aspectos históricos, tais como surgimento e positivação no Ordenamento Jurídico Pátrio, concernentes a sindicalização no Brasil, a sua correlação com os servidores públicos e a extensão, quando há expressa disposição legal, de alguns dos direitos trabalhistas àqueles, bem como, a ilegalidade da cobrança de tal contribuição para estes servidores. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa de natureza indireta como a bibliográfica, além da pesquisa feita pelo método interpretativo, reunindo as diversas legislações, doutrinas, jurisprudências e demais fontes em direito admitidas. O trabalho mostrou o conceito de contribuição sindical, assim como, sua finalidade e natureza jurídica e, levando-a para o campo dos servidores estatutários da Administração Pública, demonstrou-se a ausência de legalidade da cobrança do referido imposto sindical a tais servidores, principalmente, por meio da análise do princípio da legalidade tributária.
Descrição: GONÇALVES, Elza Holanda. Contribuição sindical dos servidores públicos estatutários: possibilidade de cobrança ante a instrução normativa nº 01/08 do Ministério do Trabalho e Emprego. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5908
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elza Holanda Gonçalves.pdfElza Holanda Gonçalves404.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.