Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/5988
Título: Práticas para a formação de leitores nas séries iniciais: a palavra dos professores
Autor(es): Lima, Maria de Fátima Fernandes de
Palavras-chave: Formação de leitores
Leitura no ensino fundamental
Atividades de leituras
Data do documento: 5-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar do ponto de vista dos professores que práticas e estratégias estes têm usado para formar novos leitores nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa foi motivada pela nossa prática como docente no Ensino Fundamental I, sempre valorizamos o incentivo à leitura e à formação dos novos leitores, desta formar buscamos responder a seguinte questão: quais as práticas e estratégias os professores do Ensino Fundamental I têm desenvolvido para formar os novos leitores? Para responder a questão de pesquisa utilizamos como referencial teórico textos de Brandão (2006), Querino e Souza (2011), Ferreiro (2001), dentre outros. Numa abordagem de pesquisa qualitativa, denominada pesquisa de campo, aplicamos questionário com questões abertas, de acordo com Minayo (2004). Os resultados indicam professores que utilizam práticas de incentivo à leitura, com uma preocupação com as habilidade e fluência na leitura.
Descrição: LIMA, Maria de Fátima Fernandes de. Práticas para a formação de leitores nas séries iniciais: a palavra dos professores. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5988
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria de Fátima Fernandes de Lima.pdfPDF - Maria de Fátima Fernandes de Lima643.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.