Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6006
Título: Dano moral decorrente da revista íntima do empregado no ambiente de trabalho
Autor(es): Ribeiro, Paulo Ricardo Alencar Maroja
Palavras-chave: Direito trabalhista
Revista íntima
Direitos humanos
Empregado
Empregador
Dano Moral
Dignidade da pessoa humana
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: A presente monografia estuda a ocorrência do dano moral decorrente da revista íntima praticada pelo empregador no ambiente de trabalho, quando a utilização desta prerrogativa ultrapassa o limite legal e invade o direito à intimidade do empregado, disposta no artigo 5°, inciso X da Carta Magna vigente, constituindo abuso de direito. Para tanto, são feitas considerações acerca da responsabilidade civil, analisando suas espécies e pressupostos, bem como a respeito do dano moral propriamente dito, chegando-se à sua incidência no Direito do Trabalho. Posteriormente são tecidos comentários sobre o poder diretivo do empregador, que fundamenta o poder de fiscalização exercido pelo mesmo, e a dignidade da pessoa humana, analisando-se o conflito entre os institutos retromencionados. Por fim, a abordagem específica do tema estudado, com a análise dos fundamentos da revista íntima e sua invasão aos direitos da personalidade, a caracterização do dano moral e sua reparação. Para alicerçar o pensamento, a pesquisa utilizou as metodologias bibliográfica, exploratória e jurisprudencial.
Descrição: RIBEIRO, Paulo Ricardo Alencar Maroja. Dano moral decorrente da revista íntima do empregado no ambiente de trabalho. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6006
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro.pdfPaulo Ricardo Alencar Maroja Ribeiro500.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.