Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6008
Título: Um estudo do ciclo do fundo de participação dos municípios na paraíba
Autor(es): Porfirio, Simao Pedro do Ó
Palavras-chave: Direito constitucional
Política
Municípios
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Demonstra-se o Fundo de Participação de Municípios- FPM- como principal fonte de receitas dos pequenos e médios municípios paraibanos, desvirtuando os preceitos constitucionais relativos às transferências financeiras da União. Estabeleceu-se como objetivos desse estudo: fazer uma análise constitucional e infraconstitucional do FPM, apresentar os elementos que constituem o FPM, relatar a formação histórica dos pequenos e médios municípios paraibanos, demonstrar as repercussões jurídicas, econômicas, sociais e políticas da distribuição do FPM, apontar uma forma imediata de modificação do atual panorama: alteração constitucional e infraconstitucional para que os valores repassados aos municípios sejam vinculados a programas de desenvolvimento na zona urbana e rural. O método utilizado foi o dedutivo. Quanto ao tipo de pesquisa, usamos da metodologia quantitativa para a análise dos dados. As técnicas utilizadas para a coletas de dados foram as seguintes: levantamento bibliográfico e pesquisa em sites relativos à matéria. A pesquisa foi realizada com pequenos e médios municípios paraibanos. O universo foi arbitrado em quatro munícipios paraibanos, localizados em diferentes regiões, divididos em duas categorias: municípios com menos de vinte mil habitantes e municípios com população entre vinte mil e menos de cem mil habitantes. Os dados colhidos na pesquisa demonstram que os municípios com menos de vinte mil habitantes tem o FPM sua principal fonte de rendas, tendo em vista que a arrecadação tributária municipal é irrisória. Os municípios com população entre vinte mil e cem mil habitantes tem no FPM importante fonte de receitas, pois o vigor econômico municipal proporciona considerável arrecadação tributária.
Descrição: PORFIRIO, Simao Pedro do Ó. Um estudo do ciclo do fundo de participação dos municípios na paraíba. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6008
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simao Pedro do Ó Porfirio.pdfSimao Pedro do Ó Porfirio899.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.