Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6010
Título: A inconstitucionalidade da Lei da "Ficha Limpa" perante os direitos e garantias fundamentais
Autor(es): Serrano, Rodrigo Fagundes Luz
Palavras-chave: Direito eleitoral
Lei da ficha limpa
Lei Complementar 135/2010
Inelegibilidade
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: A Lei Complementar nº 135/2010 trouxe novos casos de inelegibilidade, além de aumentar esta sanção para 8 (oito) anos. Contudo, esta lei não respeita diversos direitos e garantias fundamentais, o que acarreta sua evidente inconstitucionalidade. Princípios como os do devido processo legal, da irretroatividade da lei mais grave, da presunção de inocência, da anualidade e da dignidade da pessoa humana foram violados. A simples majoração da pena era suficiente para uma diminuição da participação dos corruptos no sistema político nacional. Esta lei possui aspectos positivos, a exemplo de a sociedade discutir quem pode ser considerado corrupto ou não. Todavia, todas as modificações, por mais benéficas que sejam, devem respeitar as “regras do jogo” no intuito de garantir uma segurança jurídica no país.
Descrição: SERRANO, Rodrigo Fagundes Luz. A inconstitucionalidade da Lei da "Ficha Limpa" perante os direitos e garantias fundamentais. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6010
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Fagundes Luz Serrano.pdfRodrigo Fagundes Luz Serrano385.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.