Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6023
Título: Tendências para uma concepção jurídica do aborto compatível com a realidade social brasileira
Autor(es): Assis, Raissa Barbosa
Palavras-chave: Aborto
Legalidade do aborto
Aborto e realidade social
Legislação
Caso concreto
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Hodiernamente, vivemos em uma sociedade em que médicos e familiares são excomungados, aqueles por praticarem o aborto, e esses por consentirem a realização da interrupção da gestação em suas crianças; sendo que é nessa mesma sociedade em que uma a cada cinco mulheres em idade reprodutiva já praticaram a interrupção da gravidez alguma vez em sua vida. Mas, apesar de toda essa realidade social, o tema do aborto é tratado como grande reserva e receio pelo judiciário, tendo em vista tratar-se de um assunto que envolve tradicionalmente conflitos morais, religiosos e sociais; por conseguinte esse mesmo Poder resiste em tomar soluções adequadas em casos concretos de pessoas que vivenciam situações fatídicas, onde a discussão principal é o aborto, acabando por acarretar conseqüências irreversíveis. De modo em que um país como o Brasil, a problemática do aborto deve ser enfrentada de maneira condizente com a nossa realidade social, onde permeiam aspectos econômicos, situações de vulnerabilidade, e notadamente o atual cenário da saúde pública brasileira. Enfim, é de extrema necessidade a solução dessa problemática à luz da dignidade da pessoa humana.
Descrição: ASSIS, Raissa Barbosa. Tendências para uma concepção jurídica do aborto compatível com a realidade social brasileira. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6023
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raissa Barbosa Assis.pdfRaissa Barbosa Assis676.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.