Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6029
Título: O julgamento da ADPF 153: uma decisão política?
Autor(es): Brito, Sandro Jardel Pompeu de
Palavras-chave: Anistia
Ditadura militar
Hermenêutica
Política
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: O presente estudo tem como proposta analisar o caráter do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n.⁰ 153 no Supremo Tribunal Federal quanto à aplicação ou não da Lei de Anistia para os agentes públicos que cometeram crimes de lesa-humanidade contra opositores políticos durante o Regime Militar (1964-1985). Serão feitas considerações a respeito da Ação em si dando ênfase aos argumentos utilizados por cada Ministro em seu voto e analisando-os à luz dos preceitos modernos do direito constitucional, mais especificamente da chamada hermenêutica constitucional. Em um primeiro momento traremos uma breve problematização histórica a respeito do período ditatorial, desde o golpe em 1964 até a edição da Lei de Anistia, em 1979. Na segunda parte nos debruçamos sobre o julgamento da ADPF ocorrido em maio de 2010, analisando a petição inicial de forma detalhada assim como os principais pontos dos votos de cada um dos membros da Suprema Corte, tendo por objetivo demostrar não só o caráter político daquela decisão, como também a dificuldade daquele Tribunal em assumir tal fato. Dessa maneira concluímos através da análise do material de estudo, ou seja, a Petição Inicial da ação, os votos dos Ministros ambos extraídos do sítio do STF na internet e a Doutrina, percebeu-se um esforço por parte dos integrantes do STF para dar uma feição técnico-jurídica a uma decisão cuja natureza é eminentemente político.
Descrição: BRITO, Sandro Jardel Pompeu de. O julgamento da ADPF 153: uma decisão política? 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6029
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandro Jardel Pompeu de Brito.pdfSandro Jardel Pompeu de Brito804.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.