Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6034
Título: Latrocínio: competência do tribunal do júri?
Autor(es): Santos, Crismara Lucena
Palavras-chave: Tribunal do júri
Latrocínio
Extensão
Competência
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: A presente monografia objetiva realizar uma análise jurídica da extensão da competência do Tribunal do Júri para julgar o crime de latrocínio. O crime de latrocínio encontra-se descrito como uma espécie de roubo qualificado que resulta em morte. A Constituição Federal define que somente serão julgados pelo Tribunal do Júri os crimes cometidos contra a vida. Portanto, por meio desse trabalho, pretende-se demonstrar que a extensão dessa competência para o julgamento do supracitado crime é algo a ser discutido e rebatido por legisladores, doutrinadores e estudiosos do mundo jurídico. O tema em comento foi afrontado a partir dos métodos de pesquisa bibliográfico, documental e explicativo. Para alcançar o principal objetivo deste trabalho acadêmico, desempenhou-se, em um primeiro momento, uma abordagem do crime de latrocínio, considerando seu conceito, seus sujeitos, como também o bem tutelado, a parte processual e sua modalidade culposa. Posteriormente, abordou-se os principais aspectos do Tribunal do Júri, destacando-se: a evolução histórica, a instituição na CF, os crimes julgados pelo mesmo, e ainda as modificações trazidas pela lei 11.689/2008. Por fim, aprofunda-se no exame literal da ideia da extensão da competência do Júri para julgar e processar o latrocínio, onde o ponto alto é as divergências doutrinárias e os projetos de lei existentes nesse sentido.
Descrição: SANTOS, Crismara Lucena. Latrocínio: competência do tribunal do júri? 2011. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6034
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Crismara Lucena Santos.pdfCrismara Lucena Santos783.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.