Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6038
Título: Manipulação do genoma humano: limites jurídicos
Autor(es): Rodrigues, Júlia de Arruda
Palavras-chave: Manipulação do genoma humano
Limites jurídicos
Ética
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Considerando que a possibilidade de manipulação do genoma humano cresceu exponencialmente nas últimas décadas, tornou-se pertinente e oportuna a discussão deste tema, com ênfase em sua relevância social e jurídica. Neste texto, temos a pretensão de descobrir limites jurídicos à manipulação do genoma humano. Assim, temos como objetivos analisar os limites jurídicos à manipulação da genética humana; identificar as noções, fundamentos e aspectos históricos envolvidos nessa discussão; apontar os bens jurídicos relacionados com a engenharia da genética humana; e conhecer a tutela jurídica já existente sobre este objeto. Para isto, utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, com consultas à doutrina especializada, às principais Declarações internacionais atinentes à manipulação do genoma humano, e, especialmente, à Constituição Federal de 1988 e à legislação brasileira que regulamenta essa matéria. Logo, este trabalho evidenciou que as soluções para a problemática levantada residem no confronto entre as noções do genoma humano: enquanto patrimônio da humanidade, resguardando-se as gerações presentes e futuras, o meio ambiente e a biodiversidade; e enquanto particularidade da pessoa, protegendo-se sua dignidade contra a discriminação com base em informações genéticas, com a ponderação dos riscos e benefícios da atividade científica sobre o genoma humano, e o benefício individual como condição para seu exercício, além da exigência de consentimento, o direito à informação e ao aconselhamento genético, e a confidencialidade dos dados genéticos; sendo necessário que o Direito apresente, o mais breve possível, tutela jurídica que regulamente a manipulação do genoma humano e sancione os eventuais abusos que possam ser cometidos.
Descrição: RODRIGUES, Júlia de Arruda. Manipulação do genoma humano: limites jurídicos. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6038
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlia de Arruda Rodrigues.pdfJúlia de Arruda Rodrigues253.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.