Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6039
Título: A efetividade do processo administrativo fiscal eletrônico frente aos princípios da celeridade, economicidade e publicidade
Autor(es): Teixeira, Pedro Nilson Leandro
Palavras-chave: Direito processual
Processo digital
Processo eletrônico
Processo Administrativo Fiscal Federal
Economia
Eficiência
Publicidade
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Com o advento da informática e o uso intensivo da internet no final do século passado, aliado a morosidade excessiva no julgamento ou resolução dos processos administrativos e judiciais, buscou-se uma mudança do processo em papel para o digital com o objetivo de melhorar essa situação. Dessa necessidade premente de agilização processual e de oferecer um melhor serviço aos administrados é que surgiram as primeiras experiências de processo eletrônico seja judicial ou administrativo. Frise-se que o judicial já está bem mais avançado do que o administrativo. No início não havia legislação que amparasse diretamente o uso dessa ferramenta. Assim, diante dessa nova realidade, foram sendo criadas inovações legislativas, culminando na Lei 11.419 que disciplinou o processo judicial eletrônico. No âmbito do processo administrativo fiscal, alterou-se o Decreto 70.235 que rege esse tipo de processo, possibilitando assim o uso do processo eletrônico na seara administrativa. Assim, no ano de 2008, foi iniciado o projeto piloto do processo eletrônico, também conhecido como E-Processo, na cidade de Salvador – BA, nas Delegacias da Receita Federal e de Julgamento dessa cidade. Essa ferramenta tem sido aprimorada continuamente, possibilitando atualmente o uso intensivo dela nos órgãos da Secretaria da Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional e Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Ao longo deste trabalho far-se-á o estudo do impacto produzido pela adoção dessa ferramenta no âmbito desses três órgãos nos princípios constitucionais da celeridade, economicidade, eficiência e publicidade.
Descrição: TEIXEIRA, Pedro Nilson Leandro. A efetividade do processo administrativo fiscal eletrônico frente aos princípios da celeridade, economicidade e publicidade. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6039
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Nilson Leandro Teixeira.pdfPedro Nilson Leandro Teixeira401.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.