Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6043
Título: As inovações da licença Creative Commons em relação ao Regime Geral da Lei Autoral
Autor(es): Araújo, Ana Paula Vilarim Barbosa
Palavras-chave: Creative Commons
Direito Autoral
Licença Autoral
Data do documento: 6-Nov-2014
Resumo: Este trabalho acadêmico visa abordar a problemática enfrentada pelo Direito Autoral nos dias atuais. A partir da crescente digitalização da sociedade, a Internet tornou-se mais e mais um fato cotidiano. O seu uso em larga escala abriu as portas para possibilidades de compartilhamento jamais imaginadas. Desenvolveram-se várias tecnologias cuja proposta era apenas a disseminação de músicas, filmes, livros, através da rede, burlando a proteção legal que estas obras recebiam a partir da legislação autoral. A obtenção de material protegido ilegal através da Internet tornou-se banal, servindo de incentivo à pirataria quando aliado aos custos que a aquisição de tais obras demandava, o que ocasionou uma intensa crise no tocante à eficácia do Direito Autoral. Somando-se o material disponibilizado na rede com a criatividade dos usuários, novas obras surgiram também de maneira inédita, acarretando ainda uma intempérie nos conceitos de ‘autor’ e ‘obra’. A possível solução para esta conjuntura caótica na seara autoral é o recente desenvolvimento da licença Creative Commons, cuja aplicabilidade no Brasil ainda é bastante restrita, que inova ao conceder ao próprio criador, de maneira simples e eficiente, o direito de escolha acerca de como a sua obra deve ser utilizada.
Descrição: ARAÚJO, Ana Paula Vilarim Barbosa. As inovações da licença Creative Commons em relação ao Regime Geral da Lei Autoral. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6043
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Vilarim Barbosa Araújo.pdfAna Paula Vilarim Barbosa Araújo684.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.