Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6154
Título: Monitoramento eletrônico de presos sob a óptica da Progressão de Regime
Autor(es): Neves, Maiara Batista
Palavras-chave: Direito penal
Monitoramento eletrônico de presos
Ressocialização
Data do documento: 12-Nov-2014
Resumo: A adoção de medidas alternativas ao encarceramento mostra-se cada vez mais necessária no ordenamento jurídico brasileiro, principalmente, diante da realidade da falência do sistema prisional pátrio. Para tanto, vimos, através deste trabalho monográfico, analisar e discutir a utilização do monitoramento eletrônico em presos sob a óptica da progressão de regime, uma vez que o emprego da referida ferramenta constitui-se em um instrumento importante para o alcance de uma das mais importantes finalidades da pena, preconizada em nossa Lei de Execução Penal – LEP, qual seja, a ressocialização e integração social do recluso. A citada finalidade é alcançada, sobretudo, porque a tecnologia da monitoração evita que o condenado seja submetido a um sistema onde o que há é o mero enclausuramento, sem qualquer oferecimento de condições que venham a proporcionar a sua reinserção na sociedade. Outra vantagem do uso do monitoramento no que tange à execução das penas encontra-se no fato de que o mesmo possibilita o controle e fiscalização da observância das condições impostas ao beneficiado no momento da concessão da progressão prisional. Em sede de metodologia foi utilizada a pesquisa bibliográfica, correlacionando-a ao ordenamento jurídico, a saber, à Constituição Federal de 1988, à LEP, à Lei nº. 12.258/2010 (alterou o Código Penal e a LEP), bem como doutrinas de diversos autores, nacionais e estrangeiros, artigos de revistas internacionais, além de pesquisa documental em jurisprudências. Com este estudo, pudemos então afirmar que o uso da monitoração eletrônica em presos traz uma solução viável e antes de tudo, constitucional, uma vez que auxilia a resolução de questões acerca da inexistência de estabelecimentos prisionais adequados ao cumprimento da pena de prisão, especificamente no que diz respeito à progressão de regime.
Descrição: NEVES, Maiara Batista. Monitoramento eletrônico de presos sob a óptica da Progressão de Regime. 2010. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6154
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiara Batista Neves.pdfMaiara Batista Neves863.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.