Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6158
Título: Forças armadas de Cabo Verde:atribuições na segurança pública
Autor(es): Andrade, Arsénio Rodrigues
Palavras-chave: Segurança pública
Forças Armadas de Cabo
Polícia Nacional
Data do documento: 12-Nov-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo estudar a utilizaçã o do exército na segurança pública na República de Cabo Verde. Este pequeno país insular da costa africana tem vindo a apresentar um desenvolvimento econômico e social considerável desde a sua independência em 1975. Conhecida por ser um lugar calmo, pacato e seguro, se verifica um aumento da criminalidade que leva as autoridades locais a procurar soluções para debelar tal problema. Uma das soluções encontradas é o uso das FACV (Forças Armadas de Cabo Verde) como apoio á PN ( Polícia Nacional). Sendo as forças armadas uma instituiçã o tradicionalmente virada para a segurança externa tal opçã o apresenta um reforço quantitativo das forças de segurança perdendo porém na preparaçã o dessas forças e esbarrando em problemas operacionais que incluem desde o problema da cadeia de comando á diferença legal e factual das duas forças. Embora embasada na constituiçã o, que viu seu texto modificado em 1999, exatamente para dar maior abrangência á funçã o do exercito, se discute ainda a legalidade, legitimidade e necessidade do uso do exercito na segurança pública.
Descrição: ANDRADE, Arsénio Rodrigues. Forças armadas de Cabo Verde:atribuições na segurança pública. 2010. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6158
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arsénio Rodrigues Andrade.pdfArsénio Rodrigues Andrade1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.