Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6172
Título: Administração pública brasileira: o dever de eficiência do administrador da res publica
Autor(es): Andrade, Állysson Albuquerque
Palavras-chave: Direito Administrativo
Poderes-deveres do administrador
Princípio da Eficiência
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: As atividades da administração pública são disciplinadas preponderantemente pelo direito administrativo. Este ramo do Direito é marcado, sobretudo, pelos deveres jurídicos impostos ao administrador da Administração Pública brasileira. Descrever e analisar os deveres impostos ao administrador público no âmbito de suas funções e a sua importância dentro da dinâmica da administração pública é o objetivo deste trabalho. Perquirir-se-á a atuação do administrador da res publica, frente à necessidade de adequar a eficiência a sua forma de trabalho, percorrendo os motivos que levam os administradores públicos brasileiros a apresentarem conduta contrária aos deveres que lhe são impostos, tendo como consequência a ineficiência em suas funções. Analisar-se-á os deveres impostos aos administradores públicos brasileiros e sua aplicabilidade estabelecendo pontos de reflexão e indagação sobre a atuação do gestor público frente ao que lhe é esperado no desempenho de suas funções. Far-se-á uma revisão bibliográfica abordando o conceito e a caracterização da Administração Pública brasileira e uma análise dos modelos de administração pública utilizados, sobretudo no Brasil. Apresentar-se-á o conceito de agente público, seguido de uma descrição e análise dos deveres impostos ao administrador da res publica, com base nos conceitos e comentários doutrinários e legais. Por fim, analisar-se-á a atuação do administrador público, frente à necessidade de adequar a eficiência a sua forma de trabalho e conclui-se com uma breve apresentação das considerações gerais do trabalho realizado, além de sugestões para estudos futuros. A pesquisa realizada é de caráter exploratório e bibliográfico.
Descrição: ANDRADE, Állysson Albuquerque. Administração pública brasileira: o dever de eficiência do administrador da res publica. 2010. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6172
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Állysson Albuquerque Andrade.pdfÁllysson Albuquerque Andrade492.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.