Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6184
Título: O Brasil dos mortos-vivos: o crime do desaparecimento forçado de pessoas e a prática brasileira
Autor(es): Leite, Tiago Medeiros
Palavras-chave: Direitos humanos
Ditadura militar
Desaparecimento de pessoas
Data do documento: 14-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho pretende problematizar o Crime do Desaparecimento Forçado de Pessoas, discutindo o seu conceito internacional a partir da internacionalização dos Direitos Humanos, no pós Segunda Grande Guerra, destacando o desenvolvimento de tal prática no âmbito brasileiro. Em sua primeira parte, este estudo tratará dos sistemas regionais de direitos humanos, frisando o contexto que se desenvolveu tais práticas no cenário interamericano. Posteriormente percorremos pelos conceitos do crime, analisando as Convenções e Declarações Internacionais sobre o tema e suas principais características. Em seguida abordaremos os Órgãos Regionais Americanos de Proteção aos Direitos Humanos, vanguardistas da luta contra as violações desses direitos em nível local. Em seguida analisaremos a prática brasileira, mostrando as várias normas e fatos ocorridos no país até os dias atuais, compreendendo o processo de criminalização do desaparecimento forçado de pessoas no contexto brasileiro. Assim, pretendemos buscar os resultados atuais que a positivação do Crime do Desaparecimento Forçado de Pessoas trará para o nosso ordenamento pátrio e a disputa dialética para essa concretização.
Descrição: LEITE, Tiago Medeiros. O Brasil dos mortos-vivos: o crime do desaparecimento forçado de pessoas e a prática brasileira. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6184
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tiago Medeiros Leite.pdfTiago Medeiros Leite626.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.