Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6215
Título: A inclusão das tecnologias no cotidiano escolar: uma realidade a ser analisada em uma escola pública na cidade de Malta-PB
Autor(es): Morais, Suênia Maria Dias do Nascimento
Palavras-chave: Inclusão digital
Sociedade
Tecnologia da informação e comunicação
Data do documento: 17-Nov-2014
Resumo: A sociedade atual vive momentos de expressivas modificações em consequência dos avanços tecnológicos que demandam da sociedade. Cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos e a escola se apresenta como ambiente capaz de fazer imergir tais tecnologias a serviço de uma metodologia de ensino a favor da inserção dos alunos nesta sociedade da informação anulando, assim, as diferenças sociais não pertinentes a esse processo. A inclusão digital é uma necessidade gritante não só para a classe estudantil, mas para a sociedade como um todo, sendo uma forma de aprendizagem onde o indivíduo passa a interagir no mundo das mídias digitais. Baseado nestes preceitos, a presente pesquisa utilizou-se como instrumento para coleta de dados um questionário com os alunos do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Malta-PB. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa participante, com a análise dos dados quanti-qualitativa. Ao final do estudo, observamos a necessidade da reflexão sobre os benefícios das tecnologias da informação e comunicação na prática docente, bem como identificamos como as TIC podem melhorar o processo de ensino aprendizagem no que se refere à utilização destes recursos.
Descrição: MORAIS, Suênia Maria Dias do Nascimento. A inclusão das tecnologias no cotidiano escolar: uma realidade a ser analisada em uma escola pública da cidade de Malta-PB. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6215
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Suênia Maria Dias do Nascimento Morais.pdfPDF - Suênia Maria Dias do Nascimento Morais1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.