Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6251
Título: Assédio moral nas relações de trabalho
Autor(es): Santos, Jean Sérgio Alves
Palavras-chave: Assédio Moral
Direitos fundamentais
Reparação civil
Data do documento: 18-Nov-2014
Resumo: O presente estudo tem por escopo analisar o assédio moral no âmbito da relação de trabalho, identificando o conceito deste fenômeno, seus elementos integrantes, bem como as principais características do assediador, da vítima e dos espectadores, objetivando compreender a importância da intencionalidade do agressor na prática dos atos atentatórios à saúde física e psíquica do trabalhador. Para tanto, parte-se da análise da valorização do trabalho ao longo dos tempos, buscando compreender a importância do trabalho para a dignidade do trabalhador. Num segundo momento busca-se compreender o assédio moral, buscando apresentar os resultados alcançados pelos estudos ao longo dos últimos anos, pois a análise do tema é recente na seara acadêmica, embora sempre se tenha reconhecido os malefícios à vítima, à organização a qual integra, e a própria sociedade. Uma vez abordados tais pontos, é analisado o assédio moral a luz dos direitos fundamentais e do princípio da dignidade da pessoa humana, haja vista a inexistência de legislação específica sobre o tema, sendo os princípios do direito amplamente invocados pelos magistrados ao conhecer e julgar os casos levados à apreciação do Poder Judiciário. Conclui-se, ao final, que o assédio psicológico pode causar danos irreparáveis à saúde do trabalhador, devendo o Judiciário intervir para, ao menos, minimizar os danos sofridos, por meio da reparação civil, e assim contribuir para o enfrentamento do problema.
Descrição: SANTOS, Jean Sérgio Alves. Assédio moral nas relações de trabalho. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6251
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jean Sérgio Alves Santos.pdf Jean Sérgio Alves Santos865.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.