Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6296
Título: A constituição fora da constituição: uma análise quanto à possibilidade de ampliação do art. 5º, § 3º como forma de legitimar a cessão de competências a entidades supranacionais
Autor(es): Santos, Cleyston Wallace de Lima
Palavras-chave: Estado constitucional cooperativo
Direito constitucional
Supranacionalidade
Data do documento: 20-Nov-2014
Resumo: O presente trabalho é fruto do projeto de pesquisa levado a cabo na cota 2011-2012 da Universidade Estadual da Paraíba. Verificou-se que as construções teóricas delineadas pelo eminente constitucionalista alemão Peter Haberle a cerca do Estado Constitucional Cooperativo oferecem suporte teórico para as transformações que o processo de globalização impõem. Este, pautado na solidariedade e cooperação entre os diversos entes estatais, que a despeito de desempenharem um papel decisivo, não podem mais, de forma isolada, solucionar os problemas que transcendem as fronteiras nacionais. Ademais, a concepção de Constituição Rede, construída pelo espanhol Rafael Bustos Gisbert também oferece, de forma proficiente, um aparato doutrinal deveras profícuo. A sua abordagem, no que concerne a existência de lugares constitucionais além da própria Constituição escrita nacional, mostra-se coerente com a superioridade da Constituição, ao descrever que tais lugares recebem legitimidade da própria Constituição Nacional que, de forma soberana, cede matérias e espaços de preenchimento a outras entidades localizadas fora do interior do Estado, o que, em outras palavras, garante a preponderância da Constituição Nacional, fornecendo ao mesmo tempo, espaço para integração internacional e a formação de entidades supranacionais, como forma de concretização do constitucionalismo cooperativo. Desse modo, a nossa Constituição amorteceria cessões de competências a entidades supranacionais, entretanto, justamente em face da presente realidade doutrinal e jurisprudencial brasileira, percebe-se que a única forma de se admitir tal possibilidade de cessão de competência a entidades supranacionais é aquela em que se permita e mantenha incólume a supremacia da Constituição, utilizando-se o mecanismo de reforma formal previsto na Constituição da República.
Descrição: SANTOS, Cleyston Wallace de Lima. A constituição fora da constituição: uma análise quanto à possibilidade de ampliação do art. 5º, § 3º como forma de legitimar a cessão de competências a entidades supranacionais. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6296
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleyston Wallace de Lima Santos.pdfCleyston Wallace de Lima Santos336.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.