Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6327
Título: A importância do psicólogo educacional nas escolas públicas
Autor(es): Lira, Vanderlucia Tomaz de Souza Brito
Palavras-chave: Psicologia educacional
Dificuldades de aprendizagem
Psicólogo educacional
Data do documento: 25-Nov-2014
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi analisar a importância de um psicólogo educacional. Para isso, realizamos uma pesquisa na Escola Normal Estadual Santo Antônio, localizada no município de Piancó – PB, realizada no período de fevereiro de 2014 a março de 2014, onde foram aplicados questionários aos alunos e professores objetivando analisar a importância de um psicólogo educacional nas escolas A análise foi realizada indutivamente e a forma de abordagem da pesquisa foi quantitativa. Justifica-se a realização deste estudo, pois, atualmente, o papel do professor vai muito além de passar conteúdos da grade curricular, já que este trabalha em prol de preparar os alunos para a vida em sociedade. Após análise dos dados verificou-se que 64% dos alunos acham que seus problemas particulares atrapalham no seu aprendizado e 82% dos alunos procurariam uma pessoa capacitada para conversar e procurar orientação. Quanto aos professores, 67% não se acham capacitados para conversar com os alunos sobre seus problemas. Falando da necessidade de um psicólogo na escola, os professores foram unânimes na importância. Diante do exposto concluiu-se que o papel de um psicólogo educacional é de suma importância visto que a intervenção da atuação do psicólogo dentro da escola pode manter uma visão preventiva, contemplando o atendimento aos alunos, pais e professores. Contribuindo com essa busca, o profissional psicólogo deve agregar valores e atuar como um agente de construção do saber, fomentador de dúvidas e reflexões sobre o fazer pedagógico.
Descrição: LIRA, Vanderlucia Tomaz de Souza Brito. A importância do psicólogo educacional nas escolas públicas. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Itaporanga, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6327
ISSN: CDD 370.15
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanderlucia Tomaz de Sousa Brito Lira.pdfPDF - Vanderlucia Tomaz de Sousa Brito Lira486.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.