Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6411
Título: Cargos de gestão nas universidades públicas brasileiras ocupados por professores sem formação administrativa
Autor(es): Oliveira, Vânia Barbosa de
Palavras-chave: Gestão acadêmica
Formação acadêmica
Professor
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: O Decreto Presidencial Nº 1.916, de 23 de maio de 1996 regulamenta que só professor pode ocupar cargo Reitor, Vice-reitor, Diretor e Vice Diretor de Centro, Coordenador de curso, Chefe e Subchefe de Departamento. De encontro a esta Lei está a formação profissional dos docentes que na maioria das vezes difere de uma formação na área administrativa, o que se configura como fator dificultante porque além da falta de formação específica para administrar, o professor ainda se depara com o desafio de conciliar o cargo de gestão com o de ministrar aulas e outras atividades inerentes à função de professor. Este estudo tem como objetivo principal apresentar um referencial teórico para a progressão das discussões sobre o papel desempenhado pelos professores, enquanto gestores, nas universidades federais, sobre as competências administrativas necessárias para o desempenho de suas atividades; e como objetivos específicos, sugerir alternativas com vistas à melhorias para o desempenho desta função por parte dos professores. A metodologia adotada para desenvolvimento da pesquisa foi o levantamento bibliográfico que envolveu o estudo exploratório, com a busca de artigos, livros, trabalhos monográficos e materiais disponíveis na internet.
Descrição: OLIVEIRA, Vânia Barbosa de. Cargos de gestão nas universidades públicas brasileiras ocupados por professores sem formação administrativa. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6411
ISSN: CDD 378
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vânia Barbosa de Oliveira.pdfPDF - Vânia Barbosa de Oliveira405.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.