Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6439
Título: O perfil do professor em charges: construções de esteriótipos
Autor(es): Araújo, Géssica Diuany
Palavras-chave: Identidade docente
Transformação
Esteriótipos inferiorizados
Charges
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: Atualmente, a sociedade está diante de constantes mudanças, as quais afetam diretamente a imagem do sujeito. Em vista disso, este trabalho tem por finalidade investigar a construção de estereótipos acerca da profissão docente, se justificando pelo fato de ser relevante debater sobre essa problemática crescente na atual conjuntura social. Para tanto, como se trata de uma pesquisa bibliográfica, de cunho analítico, tendo em vista uma melhor compreensão sobre a representação do professor na atualidade, utilizamos um gênero textual particular, a charge, considerada uma ferramenta midiática humorística, mas que carrega implicitamente sua temática realista de modo crítico. Logo, tornou-se necessário desenvolver a pesquisa debatendo acerca das essenciais considerações teóricas de Aranha (2006), Arroyo (2000), Azevedo (1963), Bauman (2005), Esteve (1995), Freire (1996), Hall (2005), dentre outros estudos que auxiliaram significativamente para a realização deste trabalho. Com base nesses teóricos, constatamos que, de acordo com as mudanças ao longo do tempo, a identidade também se altera, manifestando outras imagens no sujeito social, que em relação ao profissional docente, apresenta essa instabilidade em seu perfil identitário devido a outras transformações sociais. Portanto, analisamos que a classe docente da atual conjuntura social é caracterizada, segundo a divulgação das charges, como um sujeito cuja imagem está intensamente fragilizada, em decorrência da precarização salarial, da desvalorização, das condições insatisfatórias de trabalho, dentre outros fatores que contribuem para essa representação decadente.
Descrição: ARAÚJO, G. D. F. de. O perfil do professor em charges: construções de esteriótipos. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6439
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Géssica Diuany Fernandes de Araújo.pdf3.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.