Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6500
Título: A hiperatividade na escola: uma análise dos discursos dos educadores sobre o TDAH
Autor(es): Araújo, Patrícia Pereira
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Educador
Escola
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Com o grande número de casos, diagnosticados do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) que vem se intensificando ano após ano, os estudos e as discussões acerca do assunto também vêm crescendo. Os problemas relacionados com a falta de atenção, a hiperatividade e a impulsividade atingem cerca de 3% a 5% das crianças, sendo, na sua maioria, meninos com idade entre 6 a 16 anos, podendo tais dificuldades permanecerem na vida adulta. Atualmente, o TDAH pode ser explicado e diagnosticado com mais precisão do que antigamente. Tal transtorno interfere na habilidade de manter a atenção, principalmente nas atividades que requerem concentração no controle das emoções, pois as crianças com TDAH não conseguem reagir em determinadas situações. O presente artigo tem como objetivo analisar os discursos dos educadores sobre o TDAH na escola. Para tanto, procedeu-se uma revisão da literatura para delinear o saber docente sobre o TDAH, bem como foi aplicado como instrumento de coleta de dados um questionário com educadores de uma escola pública e uma escola privada. Baseada em estudos de Benczik & Rohde (1999), Machado (2002), Araújo (2010), Barkley (2002), Ciasca (2003), dentre outros, a pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, ressalta a necessidade de um maior investimento na formação docente para que o educador, no dia-a-dia em sala de aula, seja um mediador dos processos de aprendizagem e para que tais crianças possam enfrentar suas dificuldades, obtendo êxito no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição: Araújo, P. P. A hiperatividade na escola: uma análise dos discursos dos educadores sobre o TDAH. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6500
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Pereira Araújo.pdfPatrícia Pereira Araújo5.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.