Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6503
Título: A agressividade na educação infantil: uma realidade escolar
Autor(es): Fernandes, Adelma Diniz
Palavras-chave: Educação Infantil
Agressividade
Desenvolvimento Infantil
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O nosso interesse pelo tema a agressividade na educação infantil surgiu no sentido, de alguma forma contribuir com aqueles cujo compromisso com a educação, consiste em desenvolver um trabalho, que além do conhecimento cientifico, tenha como eixo central o respeito ao próximo. E, por acreditarmos que apesar dos problemas que afetam o desenvolvimento infantil, algo deve ser feito, alternativas devem ser apresentadas, desde que as suas causas sejam percebidas, no início das relações entre as crianças, ainda na educação infantil. Para tanto, temos como objetivo: investigar e compreender as causas que levam às crianças da Educação Infantil há comportamentos agressivos com os colegas, com as professoras e, ou demais componentes da comunidade escolar. No encalço desse objetivo, teoricamente nos apoiamos, em autores como, Aquino (1996), Rufino (2006), Soifer (1992), Vygotsky (1996), Winncott (1982) dentre outros. É uma pesquisa qualitativa, com características de estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizamos questionários e conversas informais a quatro professoras que lecionam na educação infantil. Os resultados desta pesquisa proporcionam aos professores (as) uma reflexão acerca da prática pedagógica em sala de aula diante das crianças que apresentam comportamentos agressivos. E aos pais, a possibilidade de refletir melhor sobre o seu papel na educação e no desenvolvimento dos seus filhos.
Descrição: Fernandes, A. D. A agressividade na educação infantil: uma realidade escolar. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6503
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adelma Diniz Fernandes.pdfAdelma Diniz Fernandes6.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.