Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6592
Título: A importância da construção das cisternas de placas no Sítio Pedra Atravessada Município de Desterro - PB
Autor(es): Araújo, José Genilson Ferreira
Palavras-chave: Cisternas de Placas
Saúde Pública
Água
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: O cenário do semiárido nordestino brasileiro em função das dificuldades climáticas que resulta em longos períodos de estiagem é marcado por vulnerabilidades de ordem econômica, social e ambiental, pois as famílias rurais habitam o chamado polígono da seca e sofrem com a escassez de água, a falta de políticas públicas capazes de promover a cidadania e distribuição de renda proporcionando uma melhor qualidade de vida aos atores sociais na região. Diante dessa situação, a presente pesquisa teve como objetivo fazer um estudo da forma de uso e gerenciamento da água de cisternas de placas no Sítio Pedra Atravessada no município de Desterro-PB. O interesse pelo referido trabalho se deu se deu pelo fato que a construção de cisternas constitui uma solução viável para a convivência desta população, ao contribuir com a permanência das famílias no meio rural pela oferta de água potável para consumo humano. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo com uma abordagem objetiva através da aplicação de um questionário e a realização de entrevistas aos representantes de 83 famílias. Ao concluir a pesquisa foi constatado que os moradores utilizam esse recurso hídrico em suas atividades diárias. Mesmo com a existência das cisternas não elimina em definitivo a presença dos carros pipas, foi possível perceber que algumas famílias não cuidam de forma adequada das suas cisternas ocasionando um sério problema de saúde pública. Mesmo assim, os entrevistados afirmaram que esses reservatórios contribuíram com a qualidade de vida das pessoas levando em consideração a saúde pública.
Descrição: ARAÚJO, J. G. F. A importância da construção das cisternas de placas no Sítio Pedra Atravessada Município de Desterro - PB. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6592
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Genilson Ferreira Araújo.pdf17.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.