Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/678
Título: Teorema de Pitágoras: suas diversas demonstrações
Autor(es): Santos, Marconi Coelho dos
Palavras-chave: Geometria
Matemática
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Esta monografia é resultado de um estudo sobre Pitágoras, o seu Teorema, como também sobre várias maneiras de demonstrações do denominado Teorema de Pitágoras. Veremos inicialmente um breve histórico de como a matemática foi incorporada na vida do homem e como ele passou a utilizá-la em soluções de problemas ocorridos no seu dia-a-dia, em seguida fazemos referência a uma abordagem histórica sobre a vida de Pitágoras, para isto foi utilizada referencias de vários autores que escrevem sobre a história da matemática como também aproveitamos a oportunidade para abordar os elementos que compõem o triângulo retângulo, sua definição, a proposição que relaciona os seus lados e também foram apresentados os primeiros métodos de demonstrações. Por fim serão desenvolvidas várias formas de demonstrar o Teorema de Pitágoras, tanto no campo geométrico, que são demonstrações que envolvem comparações de áreas, como também no campo algébrico onde são demonstrações baseadas nas relações métricas do triângulo retângulo.
Descrição: SANTOS, M. C dos. Teorema de Pitágoras: suas diversas demonstrações. 2011. 42f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Para Professores do Ensino Médio). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/678
Aparece nas coleções:I - EMPEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marconi Coelho dos Santos.pdfMarconi Coelho dos Santos1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.