Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6869
Título: A inconstitucionalidade na redução da maioridade penal
Autor(es): Gomes, Thiago Sávio Almeida Durand
Palavras-chave: Maioridade penal
Estatuto da Criança e Adolescente
Cláusula pétrea
Data do documento: 25-Fev-2015
Resumo: O presente trabalho trata sobre a inconstitucionalidade na redução da maioridade penal dentro do ordenamento jurídico brasileiro, tratando o art. 228 da Constituição Federal como cláusula pétrea deslocada do rol exemplificativo do seu art. 5º. O atual Código Penal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Internacional sobre Direitos da Criança assinada pelo Brasil, também definem a maioridade penal a partir dos 18 anos. Nesse aspecto, busca-se demonstrar através da constituição, em sua analise e interpretação, ser a maioridade penal uma cláusula pétrea implícita dentro do nosso ordenamento jurídico, como também através dos tratados internacional sobre os direitos da criança, que a maioridade penal é uma cláusula pétrea, não podendo ser alterada por emenda constitucional, tendo em vista que versa sobre direitos e garantias fundamentais, protegidos pelo art. 60 §4° da Constituição e pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Argumentando, também, através de aspectos sociais, da policia criminal e demonstração de dados, a impossibilidade da inserção dos menores em um sistema carcerário, sendo considerados, portanto, como seres incompletos.
Descrição: GOMES, Thiago Sávio Almeida Durand. A inconstitucionalidade na redução da maioridade penal. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6869
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Sávio Almeida Durand Gomes.pdfThiago Sávio Almeida Durand Gomes478.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.