Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7037
Título: A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire
Autor(es): Soares, Maria das Neves André
Palavras-chave: Educação inclusiva
Deficiência
Acessibilidade
Data do documento: 9-Mar-2015
Resumo: Este trabalho aborda a educação na perspectiva inclusiva, cujo foco alimentador é apontar a importância da acessibilidade e inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Tem como objetivos definir acessibilidade humana e distinguir educação inclusiva de educação especial e identificar aspectos que constituem uma escola inclusiva. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico e documental. Estudos demonstraram que o gargalo para a plena efetivação da inclusão educacional é a ausência de aceitação do outro, independentemente de sua condição, sou seja, ausência de acessibilidade humana. Despertar para a importância da acessibilidade humana na efetivação da inclusão educacional e contribuir na construção de conhecimento sobre a vertente da acessibilidade humana. A discriminação, o preconceito, a segregação e o desrespeito aos direitos das pessoas com deficiência em nosso país é gritante. A educação é campo fértil para disseminação da valorização e aceitação das diferenças. Perceber o outro não por suas limitações e sim por suas potencialidades é essencial para que vivamos em uma sociedade coerente, justa e capaz de dizer não a qualquer prática racista. Porém, a educação tem avançado pouco nessa perspectiva, encontramos facilmente professores que não demonstram sensibilidade para realizar metodologias variadas que alcancem as metas da educação especial e permanecem aplicando o velho e conhecido “tradicionalismo” para não dedicar tempo apropriado na organização do material adequado que atendam as crianças ditas “especiais” e porque acham que indivíduos com deficiência não devem frequentar escola regular e sim especial. Desta forma, percebemos a necessidade de dialogar seriamente com aqueles que no dia a dia fazem a educação, porque trabalhamos com pessoas, seres humanos e devemos vê-los e tratá-los com tal; incluir todos em nossas escolas e ofertar a todos uma educação pública e de qualidade deve ser o compromisso social e ético de todos nós brasileiros, pois a educação pode nos igualar no conhecimento, na capacidade de intervir e construir uma sociedade digna e justa com respeito e valorização do outro.
Descrição: SOARES, Maria das Neves André. A Educação na perspectiva inclusiva: um olhar sobre a prática de ensino desenvolvida na E.M.E.F. Profª Gercina Eloy Freire. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia - PAFOR)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/7037
ISSN: CDD 371.9
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Neves André Soares.pdfPDF - Maria das Neves André Soares340.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.