Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7837
Título: Submissão e ousadia da personagem Ester em Terras do Sem Fim de Jorge Amado
Autor(es): Batista, Jozefa Mônica Dantas
Palavras-chave: Personagem
Submissão
Ousadia
Data do documento: 10-Nov-2015
Resumo: O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar a submissão e a ousadia que caracterizam o comportamento da personagem Ester no romance Terras do sem fim de Jorge Amado. Para subsidiar a discussão foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de acordo com as concepções de: Candido (2010), Bosi (2006), Pinto (2003), Von Koss (2000), Beauvoir (1967), dentre outros. A pesquisa possibilitoureflexões sobre a categoria personagem de ficção, a submissão e a luta pela emancipação feminina, fatores que influenciaram a oscilação no comportamento da referida personagem, a qual é apresentada no início da obra como submissa, medrosa e ingênua, mas no decorrer do enredo vai desenvolvendo outros traços de personalidade marcados principalmente pela ousadia. É um trabalho que se concentra nas discussões de gênero dentro da narrativa, tendo como norte a reflexão acerca das mudanças ocorridas no comportamento da personagem e a maneira como o desenvolvimento social e psicológico da mesma constrói múltiplos olhares acerca do lugar que a mulher ocupa nas transformações de costumes descritos ao longo do enredo.
Descrição: BATISTA, J. M. D. Submissão e ousadia da personagem Ester em Terras do Sem Fim de Jorge Amado. 2015. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7837
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jozefa Mônica Dantas Batista.pdf532.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.