Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7842
Título: São Bernardo: marcas veladas da resistência feminina
Autor(es): Silva, Mizia Naiara Pereira da
Palavras-chave: Mulher
Resistência
Submissão
Data do documento: 10-Nov-2015
Resumo: Este trabalho bibliográfico, de caráter crítico-analítico, tem como finalidade analisar algumas marcas de resistência presentes na personagem Madalena, do romance brasileiro São Bernardo, de Graciliano Ramos. Perante um contexto de submissão feminina, Madalena rompe com os estigmas que a mulher carrega desde os primórdios, tais como: “mulher é sexo frágil”, “lugar de mulher é na cozinha”, entre outros. A referida personagem, no entanto, foge desses arquétipos patriarcais, que enaltecem somente o homem, e depreciam as mulheres. Madalena revela uma identidade de resistência à subjugação masculina, manifestada na figura de seu esposo Paulo Honório, este com o passar do tempo, se transforma em um homem insensível e egocêntrico, que comanda a todos ao seu redor. Madalena, no entanto, é mulher de conhecimentos, de visão humanitária e dedica-se a ajudar os desfavorecidos, o que enfurece o protagonista, o qual deseja que a mulher ocupe-se somente com afazeres domésticos. Desse modo, pode-se encontrar na personagem algumas marcas de resistência ao domínio masculino, que se manifestam de maneira implícita e velada. O resultado destas discussões mostra que mesmo numa sociedade com resquícios de mentalidade patriarcal, a mulher pode superar os estereótipos a ela direcionados, romper com paradigmas e conquistar sua autonomia. O respaldo teórico que conduziu esta pesquisa está em Beauvoir (1949, 1967), Bourdieu (2000), Koss (2000), Del Piore (1994), dentre outros.
Descrição: SILVA, M. N. P. da. São Bernardo: marcas veladas da resistência feminina. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7842
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mizia Naiara Pereira da Silva.pdf417.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.