Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7847
Título: Regionalismo Nordestino: análise dos aspectos socioeconômicos em "Vidas Secas" e "Morte e Vida Severina"
Autor(es): Farias, João Victor de Oliveira
Palavras-chave: Literatura
Regionalismo
Sociedade
Data do documento: 11-Nov-2015
Resumo: Este trabalho tem como objetivo destacar os principais aspectos socioeconômicosem duas obras do regionalismo brasileiro: ―Vidas secas‖ de Graciliano Ramos e ―Morte e vida severina‖ de João Cabral de Melo Neto, ressaltando os elementos composicionais de ambas as obras, relacionados com o contexto histórico do Brasil nas décadas de 1930 e 1950, respectivamente.Trata-se de um estudo que enfatiza a importância de a literatura retratar a visão da sociedade brasileira em seus níveis aprofundados, com ênfase nas relações sociais, tendo como foco o indivíduo que enfrenta os problemas advindos da região em que vive, representando o imaginário do sertão, sob o olhar dos dois autores estudados. Ao analisar as obras, percebemos uma forte relação, nas temáticas de ambos os autores na retratação do ―drama da seca‖ vivenciado pelo sertanejo.A análise foi realizada a partir do aporte teórico de Bosi (1980),Araújo (2002), Candido (1999), (2002) e (2010)entre outros. A realização da pesquisa possibilitou o entendimento sobre as concepções e os aspectos que influenciaram os autores a adotarem a influência do meio e a denúncia social como foco de suas obras.
Descrição: FARIAS, J. V. O. Regionalismo Nordestino: análise dos aspectos socioeconômicos em "Vidas Secas" e "Morte e Vida Severina". 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7847
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Victor de Oliveira Farias.pdf959.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.