Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7850
Título: Notas introdutórias sobre o papel da jurisprudência do STF na reforma dos institutos jurídicos
Autor(es): Soares, Mônica Williany Feitosa
Palavras-chave: Direito constitucional
Institutos jurídicos
Controle de constitucionalidade
Resumo: O objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e sua posição ativista na reforma dos institutos jurídicos, uma diretriz hermenêutica construída por meio das ações do controle de constitucionalidade. Para tanto, será feita uma breve análise do direito comparado nessas questões, abordando os principais instrumentos que influenciaram a atuação política dos tribunais constitucionais, bem como o movimento reformador que atribuiu aos juízes uma margem significativa de liberdade. Por fim, se discutirá sobre a missão dos magistrados que não é apenas de reconstruir o sentido originário da norma, mas conjugá-lo com as necessidades do presente, através de uma interpretação histórica e objetiva, infundindo vida atual ao sentido da lei.
Descrição: SOARES, Mônica Williany Feitosa. Notas introdutórias sobre o papel da jurisprudência do STF na reforma dos institutos jurídicos. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7850
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Williany Feitosa Soares.pdfMônica Williany Feitosa Soares581.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.