Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7855
Título: "O cumê": a Paraíba sob sabores na construção de uma identidade cultural
Autor(es): Fialho, Michelle Santino
Palavras-chave: Cultura Paraibana
Colonização Paraibana
Culinária
Resumo: Este trabalho aborda estudos referentes à alimentação incutidos no cenário cultural da colonização paraibana, em que se pensa a formação de uma identidade social construída a partir dos hábitos alimentares. Considerando que o gosto alimentar pode ser tomado como um referencial identitário, busca-se compreender o imaginário gastronômico submerso no perfil ideológico da colonização da Paraíba potencializado pela mescla, adaptação e evolução das práticas alimentares a partir da influência indígena, europeia e africana. Com base na perspectiva Certeauniana, pensar-se-á a alimentação enquanto uma ação criativa que expõe as inventividades do cotidiano, estabelecendo novas ações de sociabilidade e, inclusive, sentimentos e identidade. Através de uma revisão bibliográfica, realizou-se uma pesquisa que objetiva entender as implicações culturais da alimentação, pensada enquanto categoria histórica e cultural, no que se refere à evolução dos hábitos alimentares, bem como a identidade construída sob costumes e regras disponibilizadas pela diversidade e fusão de sabores.
Descrição: Fialho, M. S. "O cumê": a Paraíba sob sabores na construção de uma identidade cultural. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7855
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Santino Fialho.pdfMichelle Santino Fialho1.87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.