Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7862
Título: Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia: a formação de professoras nas décadas de 1960 e 1970
Autor(es): Oliveira, Catarina Batista
Palavras-chave: História da Educação
Escola Normal
Feminização do Magistério
Cultura Escolar
Formação Docente
Resumo: Na reflexão inicial parte-se do pressuposto do Dominique Julia (2001), o qual trás uma discursão sobre cultura escolar, que ao se trabalhar com uma instituição escolar deve-se perceber o contexto da temática abordada, em que a primeiro momento foi abordado à história da Escola Normal no Brasil, e posteriormente na Paraíba. E ao mesmo tempo discutindo a questão de gênero segundo Louro (2010), a qual discute que a instituição escolar foi utilizada para difundir modos de pensar e agir a partir de cada época, como também vem afirmar aquela concepção de que as praticas escolares deve estar próximo às relações familiares, o gênero feminino como tendo a imagem da mulher do lar, atuando como educadoras. O presente trabalho visa compreender como o magistério veio a tornar-se feminino, tendo como recorte temporal as décadas de 1960 e 1970, especificamente. Tomando como espaço social a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia, na cidade de Campina Grande-PB. Partindo inicialmente da historicidade da Escola Normal no Brasil, discutiremos o processo que levou a sua criação e institucionalização. No primeiro capitulo como também abordaremos sua institucionalização na Paraíba e como se deu este processo, e posteriormente especificamente em Campina Grande- PB.No segundo capítulo, trazendo para o centro da discursão a história da Escola Normal Padre Emídio Viana Correia, localizada em Campina Grande-PB. Com enfoque nas discursões sobre gênero, e a partir da documentação encontrada, como era a organização interna observada a partir das fichas de matrícula da época. Para a realização da pesquisa utilizou-se a arquivistica, os arquivos fotográficos, o Projeto Político Pedagógico da referida escola, como também a partir de alguns documentos do Museu Histórico em Campina Grande, PB, utilizando o recurso técnico à câmera fotográfica, como também ao estudo bibliográfico dos autores referenciados.Assim, compreende-se a importância que a Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia desempenhou na cidade de Campina Grande, como também nas cidades circunvizinhas um papel importante na formação do magistério feminino para o estado. Destacando que a referida pesquisa mostra-se um campo aberto a pesquisas futuras, com o objetivo de preencher lacunas da história da educação.
Descrição: Oliveira, C. B. Escola Normal Estadual Padre Emídio Viana Correia: a formação de professoras nas décadas de 1960 e 1970. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7862
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Catarina Batista Oliveira.pdfCatarina Batista Oliveira2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.