Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7875
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Feitosa, Cybelle Lúcia Caldeira | - |
dc.date.accessioned | 2015-11-16T12:34:33Z | - |
dc.date.available | 2015-11-16T12:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 379 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/7875 | - |
dc.description | Feitosa, C. L. C. Tessituras e impactos das políticas públicas educacionais advindas do pós-estado de bem-estar social sobre a docência: uma leitura comparativa das escolas Aquarela e Arco-íris. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso discute políticas públicas educacionais oriundas do Pós-Estado de Bem-Estar Social, também chamado de Pós-Estado de Providência, e implicações no contexto educacional atual, a partir das escolas Aquarela e Arco-Íris, a fim de verificar a contextura e os impactos desse tipo de Estado na construção da identidade e formação do professor. Metodologicamente, fez-se uso da pesquisa qualitativa com o recurso de entrevistas semiestruturadas, ancorando-se, para análise em autores como Stephen Ball (2006) e Mainardes (2006). Para além desses autores, busca-se esteio em Hall (2006), Krawczyk (2002) e Rocha (2012). O trabalho apresenta conceitos sobre Estado de Providência e Pós-Estado de Bem-Estar Social, em seguida, discute política de formação docente e seus incentivos. E, por fim, tece uma análise dos dados coletados nas entrevistas relacionando-os com a base teórica abordada. O trabalho e sua elaboração centram-se nas seguintes hipóteses: as políticas públicas estão sendo articuladas para aumentar a competitividade econômica atingindo o âmbito educacional; o ensino e a aprendizagem são reduzidos à produção do cumprimento dos objetivos do mercado e o professor tem sua identidade afetada. Destaca-se a relevância social e acadêmica do tema em tela, uma vez que a formação de professores no Brasil se configura como um importante objeto de discussão, pois, muito se tem questionado sobre a qualificação docente e, principalmente, sobre suas práticas. Concluímos que a educação funciona como um meio de equilibrar os interesses do próprio Estado com as necessidades da sociedade e esta, permanece subordinada aos desejos de um Estado regulador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pós-estado de Bem-estar Social | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.title | Tessituras e impactos das políticas públicas educacionais advindas do pós-estado de bem-estar social sobre a docência: uma leitura comparativa das escolas Aquarela e Arco-íris | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cybelle Lúcia Caldeira Feitosa.pdf | Cybelle Lúcia Caldeira Feitosa | 684.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.